Doenças respiratórias no outono: saiba como se proteger
O outono é a estação de transição entre o verão e o inverno, e nesta época a temperatura sofre mudanças bruscas. A combinação desse fator com a baixa umidade do ar, são causadores de diversas doenças respiratórias no outono. Devido às baixas temperaturas, as pessoas costumam ficar em locais fechados sem a ventilação de ar, o resultado disso são problemas inflamatórios e alérgicos, como resfriado, gripe, asma, laringite, bronquite, bronquiolite e pneumonia.
Outro fator que colabora com as complicações na saúde é o maior acúmulo de poluentes no ar devido à diminuição das chuvas, da temperatura e a baixa umidade atmosférica. Por isso, para se prevenir de doenças respiratórias no outono é necessário evitar ao máximo ficar por muito tempo em locais com grande circulação de veículos, além é claro, de evitar grandes aglomerações de pessoas.
Otite, sinusite, rinite e conjuntivite são outras patologias que podem se manifestar nessa estação. Todas as pessoas ficam expostas, mas crianças e idosos costumam ser os mais afetados por doenças respiratórias no outono. Isso acontece porque na infância o sistema imunológico ainda está em desenvolvimento, enquanto na terceira idade, esse sistema encontram-se debilitado.
Não é só o sistema respiratório que sofre com o outono, a pele também fica mais ressecada e como resultado, aparecem rachaduras e alergias, isso acontece porque ar mais seco e a baixa temperatura dificultam a dispersão de partículas de água.
Proteja-se contra as doenças respiratórias no outono
Se proteger, significa prevenir, por isso:
– evite permanecer em ambientes fechados e pouco arejados com outras pessoas
– mantenha o seu organismo hidratado
– lave as mãos frequentemente com água e sabonete líquido (e essa dica vale para o ano todo). Sempre que possível, faça também o uso de álcool gel
– tenha uma alimentação adequada e equilibrada com vitaminas e nutrientes que protejam o sistema imunológico
Dica extra:
Garanta a saúde do sistema respiratório no outono, mas também cuide da sua pele. Utilize hidratantes específicos para o rosto e outro para o corpo. Por fim, evite banhos muito quentes, pois eles favorecem o ressecamento da pele.
Siga as dicas, converse com o seu médico, previna-se de complicações e aproveite o melhor da estação!
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!