Conheça nossas especialidades

A Consultrata possui uma ampla gama de serviços para atender suas necessidades. Confira nossas especialidades abaixo.

Especialidades

Confira nossas especialidades

Cardiologia

A cardiologia é a especialidade responsável pelos assuntos relacionados ao nosso coração. Existem inúmeros problemas que podem afetar nosso coração, e o(a) médico(a) cardiologista é capaz de diagnosticar toda e qualquer insuficiência cardíaca, além de indicar os tratamentos adequados para cada paciente.

Clínico Geral

O clínico geral é o profissional responsável por auxiliar na prevenção e cura de doenças. Ele possui uma visão geral do organismo humano e está sempre preparado para diagnosticar inúmeras doenças, encaminha seu paciente somente quando observa a necessidade do diagnostico de algum especialista, ou seja, quando há algum problema muito específico.

Dermatologia

Atualmente, são conhecidas aproximadamente três mil doenças dermatológicas. Esta doenças podem afetar tanto adultos ou idosos, quanto crianças, sendo assim, cabe ao médico dermatologista, avaliar, efetuar o diagnóstico, prevenir e tratar doenças relacionadas à pele, pelos, mucosas, cabelos e unhas.

Outra função do médico dermatologista, é orientar os pacientes sobre os cuidados  gerais com a pele, assim como solucionar alguns problemas estéticos, trabalhando para a manutenção da saúde e também da beleza da pele.

Endocrinologia

A endocrinologia é a especialidade responsável por tratar problemas relacionados a transtornos nas glândulas endócrinas, com o intuito de ajudar a restabelecer o equilíbrio do organismo. Essas glândulas são responsáveis por depositar no sangue substâncias, também conhecidas como hormônios.

Gastroenterologia

A gastroenterologia é a especialidade responsável por cuidar do nosso sistema digestório. O gastroenterologista pode diagnosticar, prevenir ou tratar doenças como hepatites, gastrites, úlceras, esofagite e pancreatite. Ou seja, são estes especialistas que cuidam de órgãos como nossa boca, esôfago, estômago, vesícula biliar, pâncreas. intestino grosso e delgado, cólon e íleo.

Ginecologia

A ginecologia é a especialidade responsável por cuidar da saúde da mulher. Desde o início da puberdade, mesmo tratando-se de pacientes que ainda não mantenham relações sexuais, é extremamente importante que se mantenha um acoanhamento contínuo com algum médico ginecologista, para que possa ser identificado, desde cedo, qualquer tipo de distúrbio hormonal ou até mesmo má formação dos órgãos reprodutores das pacientes.

Neurologia

A neurologia é a especialidade responsável pelo diagnóstico e pelo tratamento de doenças que afetam nosso sistema nervoso (cérebro, cerebelo, tronco encefálico, medula espinhal e nervos), além dos componentes da junção neuromuscular (nervo e músculos).

Nutrição

Área da saúde que investiga e controla a relação do homem com o alimento para a preservação da saúde e bem-estar. O nutricionista não é médico, portanto não faz diagnóstico de doenças nem prescreve medicamentos. Ele recomenda dietas, conforme o perfil de cada pessoa, trabalhando em conjunto com outras especialidades.

Oftalmologista

A oftalmologia é a especialidade responsável pelo cuidado com nossos olhos. O especialista em oftalmologia possui a capacidade de avaliar visão, pálpebras e vias lacrimais, afim de diagnosticar possíveis doenças que podem atacar nossos olhos. O médico oftalmologista pode encontrar, ainda, sinais de outras doenças como diabetes, pressão alta, entre outras.

Otorrinolaringologia

O otorrinolaringologista é o especialista responsável por tratar as doenças relacionadas com os ouvidos, o nariz e a garganta. Realizar consultas com um médico otorrino é muito importante para  diagnósticos e tratamentos de doenças que possam se manifestar no organismo.

Pediatria

A pediatria é especialidade responsável por cuidar da saúde das crianças. Ela é a especialidade médica que acompanha os pacientes desde o nascimento até a adolescência. O especialista em pediatria fornece não apenas cuidados médicos para com as crianças em casos de doenças, mas trabalha também na prevenção delas, além de prestar auxílio para a família da criança, seja este relacionado aos aspectos preventivos ou curativos.

 

Psicologia

A psicologia é  especialidade responsável por estudar os fenômenos psíquicos e comportamentais dos seres humanos através da análise de suas emoções, seus ideais e seus valores. O especialista em psicologia diagnostica, previne e trata doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade. Além disso, ele observa e analisa as atitudes e sentimentos dos pacientes e procura ajudá-lo na identificação das causas dos problemas e com isso rever comportamentos inadequados.
O psicólogo tem curso superior, mas não é médico – ou seja, não pode prescrever medicamentos.

 

Psiquiatria

A psiquiatria é a especialidade médica responsável pela prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação das inúmeras formas de sofrimentos mentais. Entre alguns exemplos mais comuns estão a depressão, a bipolaridade, a esquizofrenia, a demência e transtornos de ansiedade.  O papel principal do psiquiatra é aliviar o sofrimento dos pacientes e promover seu bem-estar psíquico.

 

Traumato-Ortopedia

A ortopedia é a especialidade médica que utiliza métodos clínicos, físicos e cirúrgicos para tratar ou corrigir lesões e deformidades dos ossos, músculos, tendões, articulações e ligamentos. Tudo o que diz respeito ao aparelho locomotor, sistema esquelético e estruturas associadas é de responsabilidade do médico ortopedista.