CUIDADOS COM A SAÚDE NA PRIMAVERA

Todos sabemos que a primavera é a estação mais colorida do ano, entretanto ela traz consigo a proliferação de inúmeros fungos e ácaros. Sabendo disso, precisamos tomar alguns cuidados básicos para evitar problemas de saúde e afastar doenças e complicações respiratórias.

LEIA TAMBÉM: CHECK-UP MÉDICO COMPLETO: UMA GARANTIA PARA SUA SAÚDE

QUAIS CUIDADOS COM A SAÚDE DEVO TOMAR NA PRIMAVERA?

Entre os cuidados básicos com a saúde que devemos tomar na primavera estão:

ATENÇÃO COM OLHOS SENSÍVEIS:
Tendo em vista que a incidência de sol durante o inverno é menor, devemos redobrar nossa atenção com a nossa visão. O aumento da temperatura e da umidade, trazem consigo inúmeros ácaros, fungos e bactérias que podem aumentar os riscos de conjuntivites.
A conjuntivite está relacionada à inflamação da conjuntiva, que é a membrana fina e transparente que reveste a parte frontal do globo ocular e o interior das pálpebras. Na maioria das vezes, ela tende a afetar os dois olhos e possui uma duração de, até 15 dias e não costuma deixar nenhum tipo de sequela.  Ela pode ser aguda ou crônica e seus principais sintomas são: vermelhidão nos olhos, olhos lacrimejantes, inchaço das pálpebras, secreção purulenta (no caso da conjuntivite bacteriana), sensação de areia ou de ciscos nos olhos, secreção esbranquiçada (no caso da conjuntivite viral), coceira e também pálpebras grudadas quando a pessoa acorda.

Recomenda-se a utilização de colírios assim que os primeiros sinais de irritação apareçam.

AMBIENTES AREJADOS:
Manter os ambientes sempre arejados é fundamental, sendo assim, na primavera não seria diferente. Desta forma, podemos evitar os desconfortáveis efeitos do pólen das flores nas vias respiratórias.

A entrada de sol em lugares ventilados elimina fungos e ácaros, evitando rinites, corizas, coceira e alergias.

Lembre-se de sempre manter as janelas abertas em ambientes fechados.

CUIDE DA LIMPEZA:
Com a chegada da primavera, o aumento do pólen e ácaros já agridem, de forma mais severa, as mucosas nasais. A mudança mais recomendada neste período é a substituição de alguns produtos de limpeza que podem agravar ainda mais este quadro, por produtos neutros.

HIGIENIZE AS ROUPAS ANTES DE UTILIZAR:
Quando começamos a utilizar roupas que estavam a algum tempo guardadas em nossos armários, é recomendado lavá-las. Tomando este cuidado, podemos evitar rinites e alergias desnecessárias.

HIDRATE-SE:
Como em todas as outras estações do ano, manter-se hidratado na primavera também é muito importante, mesmo que as temperaturas ainda não estejam elevadas. Cuidando da hidratação, você estará cuidando também da sua pele, evitando ressecamentos. Beba, pelo menos, dois litros de água por dia e se necessário, agende uma consulta com um dermatologista.

CUIDADOS COM AS CRIANÇAS

Por ainda serem sensíveis a alergias e problemas respiratórios, os cuidados com as crianças devem ser redobrados. Ambientes infantis devem estar sempre bem ventilados e em constante higienização, tanto do chão, quanto dos brinquedos e dos armários.

Outro cuidado muito importante é em relação aos ursinhos de pelúcias. Principalmente nesta época do ano, eles devem ser selecionados cuidadosamente, afinal, são grandes acumuladores de ácaros. Recomenda-se que estes sejam devidamente guardados em sacos plásticos durante a primavera e, quando forem trazidos novamente para o convívio das crianças, que sejam bem higienizados, com lavagens e exposição ao sol, evitando assim possíveis alergias.

Viu só o quanto é importante tomarmos cuidados com a nossa saúde em todas as estações do ano? Fique atento e mantenha sua saúde sempre em dia.

DESTAQUES CONSULTRATA: