QUANDO DEVO PROCURAR UM ORTOPEDISTA?

A ortopedia é a especialidade médica que utiliza métodos clínicos, físicos e cirúrgicos para tratar ou corrigir lesões e deformidades dos ossos, músculos, tendões, articulações e ligamentos. Tudo o que diz respeito ao aparelho locomotor, sistema esquelético e estruturas associadas é de responsabilidade do médico ortopedista.

O médico ortopedista trata pessoas de todas as idades, e por isso é comum que exista diferentes especialidades ortopédicas como, por exemplo, a ortopedia pediátrica, geriátrica ou de trauma.

Os tratamentos nesta especialidade variam conforme a necessidade do paciente, mas é muito comum a utilização de gesso, infiltrações e a fisioterapia.

Sempre que houver algum problema hereditário relacionado ao sistema locomotor, e especialmente na terceira idade, recomenda-se que o paciente visite o especialista pelo menos uma vez ao ano. Dessa maneira, ele poderá realizar diagnósticos qualificados, e caso se faça necessário iniciar o tratamento adequado.

 

PRINCIPAIS EXAMES SOLICITADOS PELO ORTOPEDIA

Inúmeras doenças ortopédicas que podem ser tratadas pelo médico ortopedista, e entre os exames mais comuns solicitados por ele estão:

  • Raio-X: determina o tipo de fratura, danos nos tecidos moles e nas articulações que o paciente sofreu.
  • Densitometria: exame radiológico cuja a finalidade é medir a densidade dos ossos com precisão e rapidez.
  • Ultrassom: avalia a lesão e a função do membro afetado, a fim de planejar com mais cuidado os procedimentos a serem tomados.
  • Tomografia: utiliza radiação ionizante e detectores que são capazes de captar imagens em segundos de toda a região que precisará receber tratamento, além de permitir que o médico tenha uma visão tridimensional que consegue auxiliar no diagnóstico.
  • Ressonância magnética: utiliza ondas de radiofrequência para transmitir informações precisas e detalhadas em relação aos órgãos e tecidos internos.
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *