A IMPORTÂNCIA DA AMAMENTAÇÃO

A IMPORTÂNCIA DA AMAMENTAÇÃO

Todos sabemos da importância que a amamentação possui para a saúde de um bebê, afinal, é no leite materno que ele encontra todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento. O leite materno possui vários componentes imunológicos que protegem o bebê de inúmeras doenças, sendo assim, recomenda-se que a amamentação seja iniciada logo após a mãe dar à luz.

Logo nos primeiros dias após o parto, a mãe produz, um leite mais amarelado e mais grosso, chamado de colostro. Nele a quantidade de anticorpos e células maduras é muito maior, o que ajuda na imunização do bebê contra muitos vírus e bactérias que estão no ambiente; além disso, este leite estimula o intestino da criança a se desenvolver.

Após algumas semanas, inicia-se a produção do leite que chamamos de leite maduro que contém todos os nutrientes que a criança necessita para seu crescimento e desenvolvimento até os seis meses de idade como proteína, lactose, vitaminas, minerais, água e gordura.

 

BENEFÍCIOS DA AMAMENTAÇÃO

A amamentação proporciona inúmeros benefícios não apenas para o bebê, mas também para a mamãe.

Dentre as vantagens da amamentação estão:

NUTRIÇÃO
O leite materno é um alimento produzido exclusivamente para o bebê, sendo assim, contém todos os nutrientes, proteínas, açúcar, gordura e vitaminas que ele necessita.

PROTEÇÃO
Um dos maiores benefícios que o leite materno oferece são os anticorpos, que fortalecem o sistema imunológico.

ESTIMULAÇÃO
O leite materno contém ácidos graxos, os quais auxiliam no desenvolvimento do cérebro do bebê.

CONTENÇÃO:
O leite materno não apenas favorece a alimentação do bebê, mas também o ajuda a relaxar em momentos de ansiedade.

CONVIVÊNCIA:
O leite materno sempre está disponível quando o bebê  sente fome, na temperatura ideal, sem a possibilidade de ter sido contaminado por bactérias e sem importar-se com o lugar ou a hora. O ato da amamentação é um elo entre mãe e bebê.

ATÉ QUANDO SE DEVE AMAMENTAR?
Devido a todas essas vantagens que o leite materno proporciona aos bebês, a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que eles sejam alimentados, exclusivamente, com o leite materno até os seis meses de vida e de forma complementar até os dois anos de idade.

A situação de cada mamãe e bebê pode ser diferente, por este motivo é extremamente importante que a mãe procure um pediatra que lhe dirá o período de duração da amamentação  que beneficiará a ambos.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *