O que são Hepatites?
Hepatite é o termo utilizado para identificar inflamações no fígado. Atinge pessoas de ambos os sexos, de qualquer idade e etnia e pode apresentar-se de forma crônica ou aguda.
Pelo fato de existirem inúmeras causas para inflamação do fígado, existem vários tipos de hepatite. Entre as principais causas estão:
- Vírus: Hepatite A, B, C, D e E;
- Infecções do fígado;
- Abuso de álcool;
- Medicamentos e drogas;
- Doença autoimune;
- Choque circulatório ou hipotensão grave.
Quais as causas das Hepatites?
Cada tipo de hepatite possui uma causa diferente. Confira abaixo os principais tipos e causas:
Hepatite A
É transmitida pela via “fecal-oral”, ou seja, quando o vírus é eliminado nas fezes de uma pessoa contaminada e pode contaminar a água ou alimentos ingeridos por outra pessoa. Pode ser transmitido, também, por relações sexuais com uma pessoa contaminada.
Hepatite B
O vírus da hepatite tipo B (HBV) é transmitido, principalmente, por meio de fluidos corporais como, por exemplo, transfusão sanguínea ou por agulhas contaminadas. Usuários de drogas injetáveis e pessoas submetidas ao uso de material cirúrgico contaminado e não-descartável e lâminas de barbear ou alicates compartilhados, possuem maior risco de se contaminar. O vírus pode ser transmitido ainda pelo contato sexual ou durante a gestação.
Hepatite C
É transmitida pelo contato com o vírus da hepatite tipo C (HCV) e apresenta duas características importantes.
A primeira é o fato de tratar-se de uma infecção que pode permanecer sem qualquer tipo de sintoma da fase inicial, até fases avançadas. A destruição do fígado ocorre lentamente e, em alguns casos, os sintomas podem surgir 20 anos após a contaminação.
A segunda, é o fato de que até o final dos anos 80 não sabíamos que o HCV existia, e desse modo, as bolsas para transfusão sanguíneas não eram testadas para esse vírus.
Hepatite alcoólica
O álcool é reconhecidamente uma droga hepatotóxica (tóxico para o fígado). A hepatite alcoólica é uma síndrome associada ao consumo prolongado e excessivo de álcool, podendo evoluir para cirrose e falência hepática. Caso o paciente já seja portador de hepatite viral e ainda assim consuma álcool, o risco de cirrose é muito maior.
Hepatite autoimune
Como toda doença autoimune, a hepatite autoimune é causada devido ao mau funcionamento do nosso sistema de defesa que deveria atacar somente vírus, bactérias e outros invasores mas, que atacam, também, as células do fígado. Caso não seja diagnosticado e tratado a tempo pode levar a pessoa a um quadro de hepatite crônica que, posteriormente, progride para cirrose e falência hepática.
Quais os sintomas da hepatite?
Dentre os sintomas da hepatite estão:
- pele e olhos amarelados;
- urina escura;
- fezes claras, quase branca;
- fraqueza;
- náuseas;
- perda de apetite;
- dores no fígado;
- febre.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!