VOCÊ SABE O QUE É TRAUMATOLOGIA? 

VOCÊ SABE O QUE É TRAUMATOLOGIA? 

A Traumatologia é a especialidade médica responsável por investigar, diagnosticar, tratar e acompanhar casos relacionados a fraturas e lesões nos ossos e tendões provocadas por traumas nos braços, mãos, pernas, pés, coluna, bacia, músculos, tendões e ligamentos.

Atualmente, no Brasil, as áreas da Traumatologia e da Ortopedia são especialidades unificadas, ou seja, que apresentam atuação em conjunto. Por este motivo, geralmente, não há diferenciação entre os setores dos hospitais e as clínicas médicas especializadas que realizam atendimentos relacionados a estas áreas.

 

QUAIS SÃO AS LESÕES MAIS FREQUENTES TRATADAS PELA TRAUMATOLOGIA?

  • Acidentes domésticos;
  • Acidentes de trabalho;
  • Acidentes de carro ou outros meios de transporte;
  • Qualquer choque com violência física que atinja o corpo;
  • Quedas e outros choques mecânicos;
  • Lesões ocorridas durante a prática de esportes.

Além disso, cabe ressaltar que é comum que o médico traumatologista trate lesões que a pessoa já apresente desde o nascimento. Em resumo, toda lesão que afete a locomoção ou a movimentação natural do indivíduo é tratada por esta especialidade da medicina.

 

QUAIS SÃO AS FORMAS DE TRATAMENTO DOS TRAUMAS?

Como esta trata-se de uma área ampla, o tratamento está na dependência de alguns fatores como a gravidade da lesão e do acidente, a área do corpo que foi afetada e o histórico médico de cada paciente.

Entretanto, de maneira geral, os métodos de tratamento utilizados em casos de trauma são:

  • Imobilização (seja com aplicação de gesso ou outros métodos para deixar a parte do corpo afetada imóvel);
  • Cirurgia para fixação do osso quebrado com utilização de pinos, placas e parafusos; Implantação de próteses;
  • Medicamentos;
  • Fisioterapia.

QUANDO DEVO PROCURAR UM MÉDICO TRAUMATOLOGISTA? 

Como falamos anteriormente, esta especialidade não trata apenas dos traumatismos mais severos como, por exemplo, aqueles causados por acidentes. Entre os pacientes que precisam de um traumatologista, as queixas mais comuns são febre, seja ela relacionada ou não às dores nas articulações, braços, pernas, pés, mãos, punhos, além de dores na coluna e nos joelhos e dificuldade para se levantar ou para se locomover.

Estes sintomas, geralmente, estão presentes após um episódio de trauma. Sendo assim, é extremamente importante que você procure atendimento caso apresente sintomas semelhantes.

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *