5 principais doenças do coração para você conhecer

Problemas cardiovasculares estão nas primeiras posições de doenças que mais matam no Brasil. Por isso, é importante conhecer as principais doenças do coração, para cuidar-se e evitar complicações.

Antes de tudo, é importante lembrar que a realização frequente de Check-Ups médicos é a melhor forma para diagnosticar precocemente e tratar enfermidades, que muitas vezes, ainda não manifestaram sintomas.

Alguns fatores causadores das doenças cardiovasculares não podem ser alterados, como a predisposição genética. Porém, maus hábitos agravam as consequências. A falta de exercícios físicos e o não cuidado com a alimentação levam à obesidade, fator que impacta consideravelmente a saúde do coração e coloca o paciente em risco.

 

5 principais doenças do coração

Arritmia

Trata-se de um distúrbio do batimento cardíaco. Quando muito rápido, chama-se taquicardia, quando muito lento, bradicardia, ou mesmo, irregular. A arritmia é causada por problemas no sistema elétrico de condução do coração, motivados por hipertensão, diabetes, artérias bloqueadas, hipertireoidismo, alcoolismo, fumo, consumo exagerado de cafeína, estresse e uso de drogas em geral.

 

Ataque cardíaco (infarto agudo do miocárdio)

Complicação provocada pela falta de sangue e oxigênio no músculo cardíaco, tendo como principais sintomas a transpiração em excesso, falta de ar, dor no peito e mal estar súbito. Ao identificar os sintomas, o paciente deve ser levado imediatamente ao hospital, já que cada minuto sem atendimento, o risco de morte aumenta proporcionalmente.

 

Doença vascular periférica

O acúmulo de gordura nas artérias periféricas (braços e pernas) é o gerador desse problema. Dores nos membros, queda de temperatura local e dormência são os principais sintomas quando acontece essa redução ou obstrução do fluxo sanguíneo.

 

Insuficiência cardíaca

Trata-se de uma complicação em que o coração não possui forças suficientes para bombear o sangue para o resto do corpo. É uma doença que se desenvolve com o passar do tempo, podendo afetar um dos lados do músculo cardíaco ou a totalidade dele. A manifestação pode ocorrer por dois tipos, a Sistólica, quando o coração não consegue bombear o sangue, e a Diastólica, quando os músculos ficam rígidos e não se enchem suficientemente de sangue.

 

Miocardite

Causada principalmente por bactérias, vírus, fungos, protozoários, doenças autoimunes, uso de determinados medicamentos e o consumo exagerado de álcool ou drogas. A miocardite trata-se da inflamação de um músculo do coração, chamado miocárdio e que muitas vezes não apresenta nenhum sintoma.

 

Hábitos importantes para evitar as principais doenças do coração

  • Controlar o colesterol sanguíneo;
  • Prevenir e controlar a diabetes;
  • Prevenir e controlar a hipertensão (pressão alta);
  • Manter um peso saudável;
  • Adotar uma dieta saudável;
  • Praticar exercícios físicos regularmente;
  • Ingerir álcool com moderação;
  • Não fumar.
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *