Acidentes de trabalho podem causar danos irreversíveis à visão

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia estima que cerca de 150.000 acidentes oculares ocorrem todo ano no Brasil. A maioria deles acontece com homens de 30 a 40 anos, dentro do ambiente de trabalho, e 85% tem o potencial de deixar sequelas. Mas a boa notícia é que mais de 90% dos acidentes oculares podem ser evitados com medidas de prevenção individual e coletiva.

Veja a seguir os 6 acidentes oculares mais comum na rotina dos trabalhadores:

Queimaduras

Seja pela exposição a agentes químicos ou físicos, as queimaduras podem gerar danos irreversíveis. As queimaduras com solda, por exemplo, podem gerar sintomas até 12 horas após o ocorrido. Nesses casos, dor muito forte, lacrimejamento, aversão à luz e vermelhidão são as reclamações mais comuns.

Contusões

As lesões por contusões se caracterizam por não haver perfuração dos tecidos, os danos são provocados pelo choque de superfícies. Objetos sem ponta ou o próprio maquinário da empresa são frequentemente os culpados, podendo provocar fratura do osso que sustenta a órbita e aumentar a pressão interna. Os sintomas desses acidentes oculares são visão dupla, perda de sensibilidade em parte da pele do rosto, olho roxo e sangramentos.

Presença de corpo estranho

Pequenos fragmentos metálicos, poeira e pequenos retalhos originados de lixadeiras podem cair no olho do trabalhador, o que dá a sensação de incômodo e sintomas de irritação, como lacrimejamento e vermelhidão. O ideal é procurar o serviço de saúde para retirar o corpo estranho, aplicar um colírio e um antibiótico para reduzir o risco de infecções. Caso a córnea seja lesada, pode haver a formação de uma pequena cicatriz que pode prejudicar a visão. Neste caso, a busca por um profissional deve ser prioridade.

Perfurações do globo ocular

Objetos pontiagudos, como facas e estilhaços de madeira, metal ou vidro, quando em contato com o olho, perfuram o globo ocular e distorcem toda a anatomia do olho. Nesses acidentes oculares, como o globo ocular está completamente exposto ao ambiente, o acidentado deve ser encaminhado imediatamente para o serviço de segurança de trabalho da empresa.

Conjuntivite

O ambiente de trabalho pode ser fonte de exposição a alérgenos, como a fumaça e os produtos químicos. Isso contribui para a formação de um quadro de conjuntivite alérgica ou até mesmo para um ótimo cenário de disseminação de conjuntivite infecciosa. Embora esses acontecimentos não entrem no conceito popular de acidente, eles são considerados acidentes de trabalho e devem ser notificados.

Síndrome da visão do computador

Como muitos trabalhos envolvem ficar horas de frente para o computador, essa síndrome está se tornando cada vez mais comum. Geralmente é caracterizada por cansaço visual, ardência nos olhos, lacrimejamento, visão ofuscada, dor de cabeça e sensibilidade à luz.

É importante manter a atenção ao realizar atividades do dia a dia, a fim de evitar possíveis acidentes. Sempre priorizando o seu bem-estar e a sua saúde.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *