Apendicite: saiba mais sobre essa condição

Apendicite é uma inflamação no apêndice, que se localiza próxima aos lado direito do intestino grosso. Esse problema se dá quando um corpo estranho, como pequenas porções de fezes, um parasita ou até sementes de frutas, obstrui essa estrutura, causando um inchaço e o aparecimento de um abcesso em sua ponta. Quando há essa secreção, acaba favorecendo a proliferação de bactérias.

Alguns sintomas são dores abdominais constantes na região do umbigo, inchaço abdominal, febre, vômito, entre outros.

Fatores de risco

A condição pode ocorrer com pessoas de qualquer idade, sendo mais frequente entre 10 é 30 anos. É importante buscar ajuda médica sempre que haver uma dor abdominal aguda, especialmente se ocorrer em uma criança, que tem dificuldade de explicar o que está sentindo.

Prevenção

Uma dieta rica em fibras, frutas e verduras pode ajudar a diminuir o risco do estacionamento de secreções no apêndice, uma vez que apendicite é um problema associado ao funcionamento do intestino.

Diagnóstico

Além do relato dos sintomas, o médico irá apalpar a região mais baixa à direita do abdômen, se ocorrer uma dor intensa nesse momento, pode-se indicar a presença de uma inflamação. Ainda, é solicitado um hemograma, que irá indicar se há mesmo a infecção. Ultrassom, radiologia e tomografia também são exames que podem auxiliar na exploração.
Tratamento

Para receber o tratamento adequado é essencial consultar com um médico especialista. Ele poderá receitar antibióticos, porém o único método com 100% de garantia e a extração do apêndice. Se sentir qualquer sintoma busque um médico e resolva seu problema.

Fonte: Saúde Abril

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *