Alimentação infantil

Um assunto muito importante a ser tratado é a alimentação infantil. A fase de dois a seis anos, é considerada de extrema importância, uma vez que nessa época a criança começa a desenvolver sua independência e criar hábitos alimentares. É na escola que a criança vai ter o primeiro contato com refeições fora de casa, fazendo com que ela seja exposta a alimentos que não faziam parte de suas refeições, até então.

É essencial que a escola é família participem juntos da educação alimentar das crianças, desenvolvendo nelas atitudes positivas com os alimentos, fazendo a criança entender a relação entre uma boa alimentação é a saúde.

Veja algumas dicas para conseguir fazer manter a alimentação das crianças saudáveis:

Horários para as refeições

É importante criar uma rotina alimentar, em que a criança tenha o hábito de fazer as refeições do café da manhã, almoço e jantar. Fazer as refeições em família irá melhorar o relacionamento, além de oferecer um exemplo de comportamento para as crianças.

Atitudes familiares

As crianças não aprendem apenas com suas experiências, mas também com o que observam. A família deve manter o cuidado para não criar um ambiente propício à alimentação excessiva, e um estilo de vida sedentário.

Cor e diversão

Ofereça as crianças pratos coloridos e servidos de maneiras divertidas, podendo fazer desenhos com a comida. Para tornar o momento da refeição mais divertido.

Cardápios variados

Misture alimentos que a criança gosta, com alguns que ainda não conhece, assim suas aversão à comida será menor.

Realizar boas escolhas alimentares é um andamento gradativo, que possui consequências a curto e longo prazo para a saúde. Porém uma boa educação alimentar fará das crianças, adultos saudáveis.

Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *