Sinais que a sua saúde bucal da para o seu organismo

A sua saúde bucal pode dizer muito sobre possíveis problemas no seu organismo. A boca acomoda uma grande quantidade de micro-organismos que habitam na superfície dos dentes, ou na própria mucosa, isso forma um ecossistema chamado biofilme, também conhecido como placa bacteriana. As bactérias podem propiciar doenças locais, como a cárie, gengivite e periodontite. Mas também podem estimular disfunções em outras partes do corpo.

Veja alguns alertas que sua saúde bucal dá para o seu corpo, e veja como prevenir.

Saburra

Também chamada de biofilme lingual, ela é composta por células descamadas, restos alimentares e bactérias no dorso da língua, pode ter a coloração esbranquiçada, amarelada ou amarronzada. Ela pode ser ocasionada na diminuição da produção de saliva, ou com a descamação de pele da mucosa bucal acima do habitual.

As bactérias presentes presentes na saburra degradam proteínas, produzindo compostos sulfurados, responsáveis pelo mau hálito. Dentre as bactérias existente na saburra lingual estão algumas espécies que são capazes de causar doenças como gastrite, pneumonia, endocardite bacteriana, parada cardíaca, acidente vascular cerebral, entre outros.

Feridas e bolhas

As feridas e bolhas podem surgir em qualquer região no interior da boca. Essas bolhas podem ser causadas por alguma doença inflamatória do intestino, por reações alérgicas, queda de imunidade, entre outras causas.

Há também algumas feridas e bolhas que surgem em momentos de estresse, e podem não ter uma causa específica. Porém, elas podem ser um sintoma de herpes. A qual é uma doença contagiosa, sua transmissão ocorre geralmente na infância. Ela pode se ocorrer devido a exposição excessiva ao sol ou a radiação ultravioleta, temperaturas baixas, febre, infecções, estresse físico ou mental, distúrbios gastrointestinais, gripes, resfriados, menstruação, gravidez e uso de corticoides. As pessoas com deficiências imunológicas, a herpes pode causar complicações, pois o organismo tem a resistência baixíssima, assim, fica vulnerável a infecções.

Aftas

Feridas branco-amareladas que surgem na língua, lábios, parte interna das bochechas, e garganta são lesões que podem causar muita dor. Normalmente as aftas somem em até duas semanas sem deixar cicatriz. Porém, dependendo da imunidade da pessoa, elas podem demorar até seis semanas para cicatrizar.

Fatores como estresse, alterações hormonais, alergias a alimentos, traumas físicos causados por mordidas.

Qualquer desses sinais, ou outros que considere preocupante, busque um profissional. Assim, poderá evitar que problemas mais graves venham a acontecer.

Fonte: Minha Vida

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *