Intolerância à Lactose: causas e sintomas

A intolerância à lactose, também conhecida como deficiência de lactase, se dá pela insuficiência do corpo em digerir a lactose. A lactose é um tipo de açúcar que se encontra no leite, e derivados.

Causas

A intolerância à lactose acontece quando o intestino delgado interrompe a produção necessária da enzima lactose. A sua função é de quebrar as moléculas de lactose é transformá-las em glucose e galactose. A existência de lactose no organismo ocorre por meio da ingestão de leite e derivados.

As suas causas podem variar de acordo com seu tipo:

Intolerância à lactose primária

Durante o período infantil o corpo produz muita enzima lactase, uma vez que o leite é a fonte primária de nutrição durante o crescimento. Conforme a pessoa for envelhecendo, o corpo diminui a produção de lactase . E com o tempo essa redução na produção de lactase pode levar a um quadro de intolerância à lactose.

Intolerância à lactose secundária

Esse tipo se dá quando o intestino delgado deixa de produzir a quantidade normal de lactase devido alguma doença, cirurgia ou ferimento. Doença celíaca, gastroenterire e a doença de Crohn, são algumas condições de podem levar à intolerância à lactose. O tratamento da situação intrínseca a esse tipo de intolerância pode solucinar o problema.

Intolerância à lactose congênita

Embora seja raro, é possível que bebês nasçam com intolerância à lactose, devido a uma deficiência total de lactase no organismo. Essa condição é conhecida como herança autossômica recessiva, sendo passada de geração em geração. Assim, sendo necessário que tanto o pai quanto a mãe precisam propagar o gene da intolerância à lactose para o filho, para que ele apresente o problema.

Sintomas da intolerância à lactose

os sintomas normalmente começam entre trinta minutos e duas horas depois da pessoa ingerir alimentos ou bebidas com lactose. Alguns sintomas são:

  • Diarreia
  • Náuseas, e às vezes vômito
  • Dores abdominais
  • Inchaço

A intensidade dos sintomas pode variar de acordo com o momento, mas costumam ser suaves.

Caso perceba algum dos sintomas citados, e suspeitar que estejam ligados à ingestão de lactose, procure um médico e explique a situação.

Fonte: Minha Vida

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *