Cuidados para evitar a gripe no inverno

Durante o inverno é comum os casos de gripe e resfriado aumentar. E uma das principais causas desse crescimento é porque as pessoas ficam aglomeradas em locais fechados, e sem ventilação, a fim de fugir das baixas temperaturas.

Veja alguns cuidados que você pode ter que irão te ajudar a evitar que você fique com alguma dessas doenças:

Higienize as mãos

Quando alguém tossir, espirrar, ou até assoar o nariz, as secreções podem ficar no ar, e em suas mãos, e quando tomar em corrimãos e maçanetas o vírus ficará no local. E caso alguma outra pessoa toque essa superfície contaminada e leve as mãos ao nariz, olho ou boca, será infectada. Por isso é importante lavar sempre bem as mãos. E embora seja mais prático, segundo Paulo Olzon, professor da Universidade Federal de São Paulo, o álcool gel não pode ser utilizado como um método de higiene, pois ele não desinfeta as mão completamente.

Lave as narinas com soro fisiológico

Com o nível baixo de umidade do ar no inverno a mucosa nasal sofre ressecamento. Esse ressecamento diminui a produção de secreção, e ela ajuda a barrar a entrada dos agentes infecciosos. Esse anticorpo é capaz de proteger o organismo de infecções virais e bacterianas. Utilizar o soro fisiológico para lavar as narinas duas vezes por dia já é suficiente.

Evite aglomerações

Locais com muitas pessoas favorecem a transmissão do vírus, e nesses ambientes entrar em contato com secreções de espirros e tosses contaminadas é mais fácil. Evitando locais fechados, como cinema ou ônibus, com muitas pessoas pode ajudar a evitar o contato com os vírus da gripe ou resfriado.

Fonte: Veja

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *