Dor de cabeça: Conheça algumas causas

A dor de cabeça, ou cefaléia, é a queixa de maior frequência nos Pronto Socorros do Brasil. E se ela localiza em qualquer região da cabeça. Seu surgimento  pode ser gradual, ou repentino, podendo durar de até menos de uma hora ou até durante vários dias.

Tipos:

Existem mais de 200 tipos de dor de cabeça. E explicar para o médico quais são seus sintomas pode ajudar na determinação da causa e tratamento, para seu caso.

Causas:

A dor de cabeça pode surgir a qualquer momento, e por diversas causas. Algumas delas são:

Estresse: que libera doses dos hormônios adrenalina e cortisol, que são responsáveis por um aumento da frequência cardíaca. E isso pode causar dor de cabeça, graças a vasoconstrição dos vasos que irrigam a cabeça.

Sono ruim: dormir mal faz a quantidade do hormônio melatonina diminuir. E esse hormônio ajuda a evitar a dor, especialmente a enxaqueca, pois favorece a síntese de analgésicos naturais. Sem contar, que quem dorme mal, tende a ser mais estressado.

Problemas de visão: quando os olhos são submetidos à muito esforço, a dor de cabeça é um dos sintomas que surgem. E quando se têm algum problema de visão, é exigido ainda mais dos olhos, o que consequentemente causa as dores de cabeça.

Pular refeições: ficar muito tempo sem comer pode causar hipoglicemia (baixos níveis de açúcar no sangue), o que pode estimular indiretamente a liberação de adrenalina, que provoca vasoconstrição, e causa a dor.

Buscando ajuda médica:

A dor de cabeça pode ser um sintoma de uma condição séria, tal como um AVC, meningite ou encefalite. Se você sentir o sintoma da dor de cabeça com muita frequência, procure um médico, e facá uma consulta!

Fonte: Minha Vida

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *