Três benefícios do sono para a saúde

Nada melhor do que depois de um longo e cansativo dia, chegar em casa, e dormir profundamente, para no dia seguinte acordar renovado. Porém, o sono não tem apenas esse papel revigorante, ele tem diversas funções essenciais para o nosso organismo. Segundo especialistas um sono mal dormido desorganiza o metabolismo, prejudicando a síntese de alguns hormônios.

Veja três benefícios que o sono traz para a saúde:

Previne a depressão

Um estudo feito no Cleveland Clinic Sleep Disorders Center, em Ohio, nos Estados Unidos, analisou mais de dez mil pessoas, com o intuito de saber se a qualidade do sono de uma pessoa, influencia as suas chances de ter depressão.

E os resultados mostraram que as pessoas com o sono de seis a oito horas por noite, considerado “ideal”, tiveram índices mais altos de qualidade de vida, e níveis mais baixos de depressão quando comparados àqueles que dormiam pouco, ou muito.

Diminui o risco de doenças crônicas

De acordo com pesquisadores, dormir pouco causa desequilíbrio na produção de hormônios e substâncias químicas no organismo, essas condições aumentam as chances de desenvolver colesterol alto, doenças cardiovasculares e derrames cerebrais.

Favorece o desempenho físico

Ao dormir profundamente e sem interrupções, o corpo começa a produzir o hormônio GH, que é responsável pelo crescimento. A substância começa a se produzir, aproximadamente, meia hora depois de uma pessoa dormir. Assim, pessoas que sofrem com o sono fragmentado, têm dificuldade de sintetizar esse hormônio. Esse hormônio tem como funções: ajudar a manter o tônus muscular, evitar o acúmulo de gordura, melhorar o desempenho físico, e combater a osteoporose.

 

Dormindo em média sete horas por noite, você estará protegendo a sua saúde, e reduzindo o risco de desenvolver doenças crônicas. Se estiver tendo problemas para dormir procure um especialista, e faça uma consulta.

 

Fonte: Minha Vida.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *